Julho chegou com aquele friozinho que pede alimentos mais quentinhos, nutritivos e cheios de sabor. Mas você sabia que cada mês tem seus próprios alimentos da estação mais frescos, mais saborosos e mais baratos?
Neste post, você vai conferir o que está mais nutritivo na feira em julho, por que vale a pena consumir alimentos da safra e como aproveitar o melhor de cada ingrediente no seu dia a dia.
O que está mais nutritivo em julho?
Confira os destaques do mês e algumas dicas de como usar cada um:
Abacate
Rico em gorduras boas, vitamina E e fibras. Ideal para fortalecer o coração e o sistema imunológico. Dica: Faça uma vitamina com banana ou use em saladas com limão e sal.
Laranja
Altíssima em vitamina C, perfeita para prevenir gripes e resfriados comuns no inverno. Dica: Beba o suco fresco ou use em caldas e molhos para carnes.
Couve
Fonte de ferro, cálcio e antioxidantes. Aliada no combate à anemia e na desintoxicação do organismo. Dica: Faça refogada, no suco verde ou adicionada em sopas.
Batata-doce
Fonte de energia, rica em fibras e ótima para controlar o índice glicêmico. Dica: Cozida, assada ou como purê — combina com quase tudo.
Morango
Carregado de antioxidantes e vitamina C, mas escolha bem: dê preferência aos orgânicos! Dica: Vai bem em sobremesas leves, geleias ou até saladas com folhas verdes.
Alho
Um superalimento do inverno! Tem propriedades anti-inflamatórias e ajuda a fortalecer o sistema imunológico. Dica: Use como base de caldos, molhos e chás medicinais.
Como aproveitar ao máximo?
-
Monte suas receitas da semana com base nesses alimentos.
-
Faça sucos naturais, caldos e sopas — ideais para o inverno.
-
Planeje sua ida à feira com uma lista sazonal (mais econômica!).
-
Aposte em receitas simples e nutritivas, como caldos de couve, escondidinho de batata-doce ou sobremesas com abacate.
Consumir alimentos da estação em julho é um gesto simples que melhora sua saúde e economia. Faça da sua ida à feira um momento de descoberta e cuidado com você e sua família.